Cabeçalho

Críticas de Cinema

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Top 20 - Os Melhores Filmes De 2015




É,chegamos ao fim de 2015. Foram 89 filmes lançados comercialmente no Brasil que eu tive a oportunidade de ver. Posso dizer que foi um ano excelente para os blockbusters e um ano de retomada para diretores consagrados, como Jean Luc Godard, Steven Spielberg e Robert Zemeckis. 
Segue a lista, lembrando que a opinião é minha, e debates podem ser gerados desnecessariamente:

20. A Entrega (The Drop) 
Filme lançado direto em Dvd aqui no Brasil, e que poucos tiveram a oportunidade de ver. Ótimo thriller psicólogico, com atuações excelentes do seu elenco, ficando marcado pelo fato de ser o último trabalho de James Gandolfini, que , inclusive, está muito bem aqui.



19. Vingadores 2 (The Avengers 2)
Não tão bom quanto o primeiro, não tão bom quanto outros da Marvel, não foi o épico,melhor filme do ano que tantos esperavam, mas ainda assim tem o selo Marvel de qualidade. Ótimo timing cômico, cenas de ação de primeira e conseguiu se desenvolver bem mesmo com tantos personagens. 



18. Aliança do Crime (Black Mass)
Johnny Depp em uma atuação digna de Oscar. Não chega a ser tão bom quanto a um Os Infiltrados, mas ainda assim é muito bem feito e possui um excelente roteiro. Se tivesse um Scorcese na direção, seria fácil um dos melhores do ano.




17. A Travessia (The Walk)
Robert Zemeckis entrega uma direção primorosa nesse filme que não mereceu o fracasso de bilheteria que teve. Impecável,tecnicamente.


16. Sicario
Mais um ótimo suspense do canadense Dennis Villenevue. Tenso e perturbador, conta com uma das melhores atuações do ano de Benicio Del Toro. É questão de tempo para Villenevue ganhar um Oscar.




15. No Coração do Mar (In The Heart of the Sea)
Mais um que não mereceu o fracasso que teve, mas que se deve em parte a data errada de seu lançamento, lancando junto com o devorador de bilheteria Star Wars. Mas ainda assim mostra que Ron Howard ainda tem muito a oferecer.




14.Whiplash
Dirigido com maestria, atuação perturbadora de J.K Simmons e uma trama, que apesar de chegar ao seu final com uma sensação de vazio, é tensa e bem desenvolvida. O melhor indie do ano!


13. A Espiã que Sabia de Menos (Spy)
A surpresa e a melhor comédia do ano. Sem mais comentários.




12.Que Horas Ela Volta? (The Second Mother)
O melhor filme Brasileiro do ano,numa crítica a toda a hipocrisia da sociedade Brasileira. Tocante, engraçado e com uma atuação memorável da talentosa Regina Casé.



11.Birdman
Um dos projetos mais criativos dos últimos anos. Contando, talvez, com a melhor direção do ano, do talentosíssimo Alejandro Gonzalez Inarritu, e com um elenco espetacular, se perde e não sabe pra onde ir em alguns momentos, mas ainda assim é muito bom.




10. Divertida Mente (Inside Out)
Fazia muito tempo que eu não me divertia e me emocionava tanto com uma animação. E Divertida Mente foi além. Melhor animação do ano, sem dúvidas do ano. Provável vencedor de melhor roteiro original do Oscar, e ainda pode conseguir uma vaguinha em melhor filme.



9.Kingsman
Um 007 com grife e mais pop. Uma das maiores surpresas do ano, só mostra o quão talentoso o diretor Matthew Vaughn é.




8.Homem-Formiga (Ant-Man)
Para alguns é bobinho, mas ****-se. Um dos filmes mais divertidos do ano e um dos melhores da Marvel.


7. O Clã (El Clan)
Filmaço argentino, pra variar. Todo ano temos um . Excelente suspense, com uma atuação memorável de seu protagonista. Melhor estrangeiro do ano.



6. Jogos Vorazes - A Esperança - O Final
Podem me julgar, mas sou fã da franquia e o último filme da franquia fechou com chave de ouro essa excelente e intelegentissíma franquia adolescente. Talvez se tirassem todo aquele romance meloso e forçado, aos moldes dos filmes ridículos do Nicholas Sparks, poderia ser levado mais a sério.




5. Ponte dos Espiões (Bridge of Spies)
Spielberg voltando em grande estilo. Filme típico do consagrado diretor, com atuações excelentes e um roteiro pra lá de interessante. Se fosse mais energético e tivesse mais ação, bateria de frente fácil com o número 1 da lista.




4. Boyhood
O Filme mais tocante , feel-good e nostálgico do ano. A vida em sua pura essência, captada com maestria pelo talentoso Richard Linklater. PS:Lancou ano passado no Brasil, mas conferi esse ano nos cinemas,então...



3. Selma
Forte,pesado, mas que passa uma sensação de esperança ao seu final. Conta com uma direção excelente da estreante Ava Duvarney e a melhor atuação do ano, de David Oyelowo,que sequer foi lembrado nas premiações. Filme obrigatório para todos.



2. Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars - The Force Awakens)
J.J Abrams é foda. O cara conseguiu trazer de volta a essencia de 2 das maiores franquias de todos os tempos. Divertido, nostálgico, impecável, tecnicamente,é tudo aquilo que todos esperavam.


1. Mad Max - Estrada da Fúria (Mad Max - Fury Road)
Foi o único filme que me fez sair em êxtase do cinema. Impecável em todos os aspectos, sem toda aquela mentira do CGI, é ação de verdade. Uma obra prima, um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. São 120 minutos de pura ação, nunca chegando  a ficar cansativo que nem os filmes do Michael Bay. E pra quem reclama da falta de história? Acho que esses não conhecem o universo Mad Max.



Alguns filmes, por pouco , não entraram nessa lista, então aqui vai algumas menções honrosas:(Em ordem de preferencia)
Sobrenatural 3, Expresso do Amanhã, Livre, Sniper Americano, A Teoria de Tudo e Adeus á Linguagem.

Feliz ano novo para todos que acompanham o blog!

9 comentários: