Cabeçalho

Críticas de Cinema

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Crítica 3 em 1 : Pegando Fogo, O Presente e No Coração do Mar

                                           Pegando Fogo
Bradley Cooper se destaca em filme irregular e que falha na dramacidade.

Mais um filme culinário. Ano passado tivemos o ótimo e feel good movie "Chef", dirigido por Jon Favreau, que mostrou muito bem todo esse universo e foi um filme bem gostoso de se assistir. Eis que surge "Pegando Fogo", que ao tentar se distanciar um pouco do universo leve de "Chef", falha ao tentar deixar o filme sério demais em alguns momentos e apostar na dramaticidade, salva por mais um excelente trabalho de Bradley Cooper, que aqui dá vida a um personagem muito talentoso, mas que teve problemas com drogas e alcoolismo no passado.



No filme, o chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

O filme acerta em cheio com uma edição frenética e que só faz nos deixar com mais água na boca. O elenco inteiro aqui está muito bem, com destaque para Bradley Cooper, que carrega o filme nas costas e o salva do marasmo em diversos momentos. O filme possui diversos clichês , subtramas que não convencem e falha na tentativa de deixar o enredo dramático.

Como drama, Pegando Fogo é bem fraco, já com o foco nas partes culinárias, é um filme bem leve e gostoso de se assistir. Não é tão bom  como  "Chef e outros do gênero, mas mostra muito bem a pressão que um Chef tem em sua cozinha,e passa uma mensagem que tudo na vida tem que ser perfeito, se não, joga fora.
NOTA: 6,7

Trailer legendado do filme:


No Coração do Mar

Muito bem feito, No Coração do Mar mostra que Ron Howard ainda tem muita coisa a mostrar em Hollywood.

Esse era um dos filmes mais esperados do ano, mas que foi perdendo força com o decorrer do tempo. Se no começo do ano era cotado como um dos favoritos ao Oscar, hoje essa ideia já foi totalmente descartada. Muito disso se deve ao marketing do filme, que se mostrou ser bem fraco e não atraiu muito o público. Mas mesmo assim Ron Howard , depois do excelente "Rush " ,retorna sua parceria com Chris Hemsworth e acerta em cheio nessa adaptação do famoso conto  "Moby Dick "



O filme mostra que no Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.

No Coração do Mar é aquele filmão , impecável tecnicamente, que todo mundo deve assistir. Feito com precisão e com um CGI magnífico, o filme tem um elenco numeroso, onde alguns se destacam, como o caso de Chris Hemsworth, que está muito bem, e outros são sub aproveitados, como o caso de Cillian Murphy. A edição aqui é perfeita, sempre corta no momento certo, a fotografia é excelente, e os efeitos visuais mais ainda.

Ron Howard, que vem vindo num hiato muito bom, dirige precisamente o filme,mas com algumas pequenas falhas. Optando por amenizar algumas cenas mais fortes, o diretor , por pouco, não é perfeito. Se as cenas mais técnicas são excelentes, não podemos falar o mesmo das mais dramáticas, onde não conseguimos nos indentificar e nos comover com os personagens.

No Coração do Mar é um ótimo filme, impecável tecnicamente,muito bem feito, cansativo em algumas partes, mas que certamente já se figura como um dos grandes destaques do ano, na minha opinião. Continue nesse hiato,Ron Howard, nós só temos a agradecer.
Nota:8,3

Trailer legendado do filme:

O Presente
Atores como Chris Evans, Joseph Gordon Levitt e James franco já experimentaram a direção, mas nenhum se saiu tão bem como o Joel Edgerton em O Presente.

Filme de estréia do Ator australiano Joel Edgerton na direção, O Presente foi uma das maiores surpresas do ano, para os críticos, fugindo de ser mais um filme genérico de stalker(perseguidor), entre tantos outros. Meu genero preferido é o suspense, e como ao exemplo de um filme de terror,que para ser bom, tem que assustar, um bom filme de suspense tem que lhe deixar tenso, e O Presente, apesar de todos os seus problemas, consegue fazer muito bem isso.


No filme,Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall) casaram há pouco tempo e estão muito felizes até o dia em que ele reencontra Gordo (Joel Edgerton), um colega de escola. Um segredo do passado dos dois vem à tona e Robyn se sente cada vez mais insegura perto do companheiro.

Um dos maiores problemas desse filme talvez seja o seu ritmo extremamente lento e a demora na execução, fazendo com que o filme só comece a se tornar interessante a partir de seus primeiros 45 minutos, onde o filme se transforma e passa a ser muito bom, com revelações sobre a história que só vão deixando o filme mais tenso ainda.

Para um estreante na direção, o Joel Edgerton está muito bem aqui. Ele sabe criar uma tensão bem bacana durante o filme, e conduz o filme com tranquilidade, apesar de ter momentos onde é visível que ele não sabe o momento certo do corte e estende o filme mais e mais. Além da direção, ele também roteiriza e atua no filme. O Presente tem um roteiro inteligente, chegando ao ápice do roteiro no final do filme, onde a revelação final é contada e você fica simplesmente de boca aberta com essa revelação.

O Presente é genérico em alguns momentos , tem um ritmo lento que incomoda , demora a engrenar , mas é tenso , tem uma direção excelente do Joel Edgerton, e tem atuações muito boas do seu trio protagonista . Grata surpresa no gênero suspense , e tem um final que vai ficar na cabeça por muito tempo .

                                      Nota:7,2

                                               Trailer legendado do filme:

Obs: Espero que vocês tenham gostado, sempre que posso escrevo aqui no site, abraços a todos.


Um comentário:

  1. No Coração do Mar é maravilhoso, certamente eu digo. Em suma, "In the heart of the sea" é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir