Cabeçalho

Críticas de Cinema

domingo, 25 de março de 2012

Jogos Vorazes


          A adaptação do Livro de Suzane Collins é imperdível. 
                 
                                                       Avaliação:9/10

Não é de hoje que a indústria cinematográfica conhece e se aproveita do valor comercial proveniente da adaptação de uma grande série literária. Porém, só recentemente, esta busca por uma bilheteria segura no qual os estúdios possam se apoiar tem virado uma constante necessidade.Não é a toa que Jogos Vorazes foi vendido como o  mais novo fenômeno mundial.

Adaptado da obra literária de Suzanne Collins, a história se passa em um futuro pós-guerra, onde o país chamado Panem é dividido em 12 distritos. Para exercer seu controle e autoridade sobre as demais cidades, a Capital criou os Jogos Vorazes. Anualmente, no Dia da Colheita, cada distrito deve sortear dois jovens (um de cada sexo) para oferecer como Tributo. Estes jovens serão treinados para participarem de uma luta entre si até a morte, havendo apenas um vencedor. Este evento é transmitido em tempo real pela televisão para todo o país.

O diretor  Gary Ross consegue fazer com que Jogos Vorazes tenha uma historia ágil e complexa.

                              

As atuações do filme estão muito boas.Quem se destaca é a protoganista Jennifer Lawrence,que desde sua atuação em Inverno da Alma,vem ganhando vários pápeis importantes em sua carreira.Sua personagem é uma batalhadora e guerreira,que usa suas habilidades para sobreviver.A cena em que ela se destaca é quando sua amiga está morrendo, pois ela canta um música emocionante para sua amiga.Josh Hutcherson também está muito bem no seu papel,expecionalmente no final.

O elenco secundário também está bem.Stanley Tucci e Woody Harrelson brilham, especialmente na primeira metade do filme, antes do início dos jogos Vorazes.O músico Lenny Kravitz,também está muito bem no filme, como o figurinista Cinna.

As cenas de ação são boas e o "sangue" dos combates, embora esteja lá, é meio velado. Entre as curiosidades, a suntuosa entrada dos competidores em brigas é interessante.

                                 

Apesar de se concluir, este Jogos Vorazes inicial deixa, é claro, pontas soltas para as próximas continuações. Ao todo, são três livros, e o último - seguindo a tendência atual - pode ser dividido em dois filmes. 


O Roteiro também está bem.Ele nos apresenta dialógos muito bons entre os personagens.

o sucesso no fim de semana de estreia e o retorno positivo do público e críticos, a franquia de “Jogos Vorazes” tem tudo para conseguir uma excelente bilheteria nos Estados Unidos. O primeiro bom passo já foi dado para isso!

Considero o filme inapropriado para crianças abaixo de 10 anos em razão das cenas violentas, mas ótima pedida para as demais idades. Esse filme passa longe do estilo Harry Potter.  


7 comentários:

  1. Oi Mateusinho
    É sempre ótimo passar por aqui e ver suas críticas, muito bem colocadas, já tenho uma lista de filmes para ver, e esse entrará nela por sua causa.
    Bjos e um ótimo final de domingo.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi filho,

    Queria ter assistido esse filme com você, mas sei que foi bom, pois o seu avô adorou. Ainda vou tentar ir essa semana. Excelente crítica.

    Beijos da mãe.

    ResponderExcluir
  3. Matheus,
    Quero parabenizar você pelo estilo da sua crítica, a forma de abordar todos os aspectos que se esperam para uma crítica. Não sou um especialista em cinema, gosto do cinema como diversão e aprecio o cinema arte. Sou professor, como sua mãe, e a única coisa que posso dizer é: PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Ótima crítica, Matheus.
    Eu já tinha ouvido falar bastante desta adaptação em vários sites, mas nunca cheguei a ver nada a respeito.
    Me parece ser uma franquia interessante, já que não curto muito ação gratuita e superficial.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola Matheus,
    Esse filme realmente parece ser bem interessante. Mais um aqui para a lista! Bem, certas adaptações quando feitas sem o devido cuidado, podem ficar estranhas, por isso os livros geralmente são bem mais completos que os filmes em casos assim...

    Abraços, Flávio.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mateus... não assisti ainda, mas ouvi falar demais!!! Anotadíssimo!!!

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Mateus, meu anjo. Vou voltar aqui pra te ler com calma, porque pelos comentários dos meus amigos vc está mandando muito bem, como sempre.

    Queria aproveitar pra dizer que indiquei seu blog pra responder um meme lá no Apenas Palavras. Se não quiser ou puder participar, não tem problema, viu? Não sinta-se obrigado, fique a vontade.

    http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-onze-coisas.html

    Bjinhus, querido, fica com Deus.

    ResponderExcluir